Notícias



Situação da Praça do Carmo tem causado transtornos a moradores e comerciantes

Vereador Lineu Carlos Assis (Podemos) cobrou mais ações a fim de solucionar problemas causados por moradores de rua que habitam local

73


O vereador Lineu Carlos Assis protocolou o Requerimento n° 145/2022, pedindo informações à Prefeitura sobre a manutenção, limpeza e segurança da Praça do Carmo.

O parlamentar afirmou que o local se encontra aparentemente abandonado, com grande quantidade de lixo se acumulando e sem manutenção, e que o mesmo vem servindo de abrigo para pessoas em situação de rua, que vivem sem qualquer estrutura, tomando banho, urinando e fazendo suas necessidades fisiológicas ao redor da igreja.

Assis também alegou que a situação do espaço se encontra preocupante em relação à segurança, pois, de acordo com moradores do entorno da praça, já não há mais sossego devido às brigas, gritarias e utilização de drogas no local.

“Além dos moradores, os frequentadores da igreja estão sendo alvo de frequentes abordagens que, somando à falta de limpeza e manutenção, já evitam passar, caminhar e estacionar nas redondezas”, afirmou o vereador.

O parlamentar ainda lembrou que há inúmeros documentos protocolados pedindo soluções a praça desde 2013, sendo intensificados a partir de 2018. Assis diz que o caso se trata de um problema complexo, sendo ocasionado por diversas situações como a pandemia e desemprego, e deve ser abordada por várias frentes.

“Nós precisamos urgentemente buscar um caminho para que a sociedade tenha uma solução, visto que, assim como as pessoas em situação de rua tem o direito de não aceitarem as opções oferecidas permanecendo nas praças, os moradores, comerciantes e frequentadores dessas regiões, também não podem ter sua liberdade de ir e vir impedidas pela falta de segurança e má conservação desses locais, esses direitos também precisam ser garantidos pelo poder público”, afirmou o vereador.

O parlamentar indagou sobre quais medidas vêm sendo tomadas pelo Executivo a fim de garantir o direito dos moradores à segurança e a frequentarem comércios e demais setores em torno da praça, sem se sentirem intimidados ou serem abordados.

Também foram questionadas quais alternativas vêm sendo avaliadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, no intuito de sanar essas questões e ajudar tanto os moradores quanto as pessoas em situação de rua a terem segurança, respaldo e tranquilidade.

Assis também indagou se há uma preocupação em aumentar a frequência com que as manutenções e limpeza da praça são realizadas a fim de manter minimamente as condições de salubridade e utilização do local.

Em resposta ao vereador, a Prefeitura alegou que o Serviço Especializado de Abordagem Especial (Seas) está em constante contato e articulação com os setores competente. Além disso, várias atividades são realizadas pela Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com as secretarias de Segurança Pública e da Saúde, em dois locais com presença de pessoas em situação de rua, sendo elas Praça Pedro de Toledo e Praça do Carmo.

“Os usuários são conhecidos e acompanhados pela equipe do Seas, explicamos a eles sobre o número de reclamações de munícipes e comerciantes que foram realizadas sobre a praça, principalmente no que se refere à higiene do local”, afirmou a pasta.

O órgão ainda ressaltou que orienta frequentemente as pessoas que permanecem nas praças com relação à conservação da limpeza e organização do local, assim como oferece os serviços disponíveis, e intensificou o monitoramento nesta região, da qual faz parte do cronograma diário do serviço. No entanto, alega a Secretaria, a aceitação dos serviços disponíveis é opção da pessoa, e não é possível obrigá-los e nem usar de ações coercitivas.

Já a limpeza e manutenção da Praça do Carmo são realizadas diariamente pelo jardineiro contratado pela empresa terceirizada que presta serviços à Prefeitura. Com relação ao serviço de roçada, este é realizado periodicamente, sendo intensificado nos períodos em que o clima favorece o crescimento da vegetação.

Órgão também afirmou que o atendimento da população em situação de rua tem como objetivo assegurar atendimento especializado no espaço da rua, com vista ao resgate, fortalecimento ou construção de vínculos familiares ou interpessoais, considerando a construção de outros projetos ou trajetórias de vida, que viabilizem a gradativa saída da situação de rua.

Entretanto, ressalta a pasta, esse processo depende de propensão e disponibilidade da pessoa em aceitar os serviços e alternativas propostas pela equipe de abordagem, porém a mesma tem a opção de não acatar aquilo que é ofertado.


Publicado em: 15 de março de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Audiências públicas da LDO 2025 têm início nesta segunda-feira (13)

10 de maio de 2024

  O orçamento municipal para o próximo ano já está sendo elaborado. Mais uma etapa da sua construção, com apresentação das diretrizes, metas e prioridades, vai ocorrer nos dias 13, 15, 22, 23 e 27...



Agenda Cultural – 10/05

10 de maio de 2024

Feiras Nesta sexta-feira (10), das 18 às 22 horas, tem Feira da Lua – edição comemorativa: 5 anos na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com discotecagem de MPB. No sábado (11)...



Agenda Esportiva – 10/05

10 de maio de 2024

Basquete feminino O Sesi Araraquara volta à quadra nesta sexta-feira (10), às 21 horas, para enfrentar o Corinthians no Ginásio do Clube Paulistano, em São Paulo, em jogo válido pelo returno da Li...



Audiência na Câmara debate responsabilidade dos municípios na segurança pública

10 de maio de 2024

Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara na noite de quinta-feira (10) abordou o papel dos municípios na gestão da segurança pública. O evento foi convocado e m...



Pint of Science (10/05)

10 de maio de 2024

Na segunda, terça e quarta-feira (dias 13, 14 e 15 de maio), Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora d...



Fatec – Vestibular (10/05)

10 de maio de 2024

Com 160 vagas disponíveis em quatro cursos gratuitos na unidade de Araraquara, o Vestibular do 2º semestre da Faculdade de Tecnologia (Fatec) está com inscrições abertas. Até o dia 7 de junho, medi...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!