Notícias



Situação de imóvel abandonado do antigo Cepar é esclarecida

Respostas foram dadas a requerimento de autoria do vereador Marcos Garrido (Patriota)

92


Em janeiro, o vereador Marcos Garrido (Patriota) protocolou o Requerimento nº 27/2022, pedindo informações ao Executivo sobre o estado de abandono do imóvel localizado na Avenida Alfredo Coelho de Oliveira, na Vila Nossa Senhora do Carmo, e sobre a destinação do local após a encampação.

O parlamentar considerou que o imóvel havia sido doado pelo município, por meio da Lei nº 3.534/1988 para o Centro de Educação Profissionalizante de Araraquara (Cepar). Contudo, Garrido alegou que o local foi abandonado, perdendo sua finalidade inicial e se tornando um problema no bairro, com mato alto e grande quantidade de entulho, além da proliferação de pestes prejudiciais à saúde humana.

O vereador afirmou que, por estar nas condições citadas acima há vários anos, o município havia requerido a encampação do imóvel, com base na Lei do Instituto do Abandono.

Em resposta prestada pelo Executivo ao Requerimento nº 616/2020, do vereador Gerson da Farmácia (MDB), foi previsto que no local seria construído o Novo Núcleo de Gestão Ambulatorial (NGA-3), e o projeto estava sendo desenvolvido pela empresa contratada Exata Engenharia e Comércio Ltda. No entanto, segundo Garrido, a resposta não se manteve e a situação de abandono persiste, assim como os problemas dela decorrentes e as reclamações dos munícipes, cita ele no requerimento.

Por fim, foi ainda argumentado pelo vereador que a encampação pelo Poder Público de propriedade privada em situação de abandono sugere que o imóvel seja utilizado para prestação de serviços públicos em prol da coletividade, não sendo coerente com a situação atual de falta de manutenção do local.

Em resposta, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos declarou que o local foi, de fato, destinado para a implantação do NGA-3, como mencionado anteriormente, e do Ambulatório Trans. A Ordem de Serviço, segundo a mesma Secretaria, foi emitida em setembro de 2021 e as obras estão sendo executadas em ritmo normal.

Foi esclarecido que os documentos do processo podem ser acessados na íntegra no Portal de Transparência do município de Araraquara.


Publicado em: 23 de fevereiro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!