Notícias



Uso do solo rural para fins urbanos é tema de audiência na Câmara



1354


Incitando a discussão a respeito da utilização do solo rural para fins urbanos no município, a audiência pública, realizada na quarta-feira (2), foi motivada pelo Projeto de Lei Complementar nº 13/2018, de autoria do Executivo, o qual dispõe sobre a implantação de condomínios de chácaras de recreio em Araraquara. Realizado no Plenário da Câmara Municipal, o evento foi solicitado pelo vereador Edio Lopes (PT).

“Esse é um projeto que muda o uso do solo e o zoneamento da cidade. Para que tenha legalidade, é necessário que haja uma ampla discussão aberta a toda a população, que terá a oportunidade de debater esse tema de tamanha importância”, destacou o parlamentar, responsável pela indicação do projeto de lei complementar.

A audiência tratou de cada item do projeto que prevê a criação de Zonas de Urbanização Especial (ZUES) – áreas fora do perímetro urbano, porém ainda próximas da cidade. “Precisamos sanar todas as dúvidas, pois será algo que implicará em grandes mudanças para o município”, destacou o diretor de Gestão Ambiental do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Helton Galvão.

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Manoel Poleto, também participou da discussão e salientou: “Estudaremos como construir um projeto que atenda essa demanda, mas que não impacte negativamente ou onere o município.”

De acordo com o projeto, caberá ao empreendedor arcar com os gastos de projetos urbanísticos e ambientais, incluindo a construção de vias de acesso até os lotes. Além disso, esses condomínios não poderão ser construídos em locais de preservação ecológica, riscos de desabamento, inundação ou sem condições sanitárias apropriadas.

Os vereadores Elias Chediek (MDB), Lucas Grecco (PSB) e Paulo Landim (PT) também participaram das discussões. Após a audiência pública e a realização das modificações apontadas durante a discussão, por implicar em mudança no Plano Diretor, o Projeto de Lei Complementar nº 13/2018 deverá passar por dois turnos de votações na Câmara Municipal de Araraquara.

 

Veja o vídeo: https://youtu.be/82Wbq7hgAmg.

Confira o texto atual do Projeto de Lei Complementar nº 13/2018: www.camara-arq.sp.gov.br/Siave/Documentos/Documento/200603.


Publicado em: 03 de agosto de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Indicação sugere bebedouro e lixeiras para praça na Vila Ferroviária

04 de novembro de 2025

Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...



Faixa azul em avenida promoveria segurança para motociclistas, sugere Indicação

04 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) sugere a implantação de uma faixa exclusiva para motocicletas na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, conhecida como V...



Melhorias no Portal da Transparência da Prefeitura são solicitadas em documento

04 de novembro de 2025

Por meio da Indicação nº 4994/2025, o vereador Coronel Prado (Novo) solicita que a Prefeitura faça melhorias no Portal da Transparência, tornando-o “mais intuitivo, acessível e eficaz para a fiscal...



Faltam sinalizações de trânsito na Alameda Paulista

04 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), solicita a fiscalização e a instalação de sinalização de trânsito adequada na Alameda Paulista,...



Secretário presta esclarecimentos sobre ensino integral no Rubens Cruz e Gilda em Extraordinária na quarta (5)

03 de novembro de 2025

Na quarta-feira (5), a partir das 14h30, o secretário municipal da Educação, Fernando Diana, participa da 13ª Sessão Extraordinária para prestar esclarecimentos sobre o fechamento do ensino integra...



Câmara realiza Sessões Extraordinárias para votar Lei Orçamentária Anual de 2026

03 de novembro de 2025

A Câmara Municipal agendou duas Sessões Extraordinárias para debate e votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.             A primeira votação está marcada para esta terça-feira (4), às 18...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!