Notícias



Varal Poético leva arte de reeducandos à Câmara Municipal



645


Integrar a sociedade e os reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) Masculino de Araraquara por meio da poesia. Essa é a proposta do Varal Poético, uma iniciativa idealizada pela escritora Darcy Dantas, em colaboração com a jornalista Célia Pires e o CR, em mostra na Câmara Municipal de Araraquara. A exposição é, ao mesmo tempo, uma oportunidade de expor os trabalhos dos reeducandos e um presente para a cidade nas comemorações pelos seus 201 anos.

“Faço um trabalho de leitura e literatura no CR há algum tempo; temos até livros escritos por eles. É algo que me emociona e que levo para a minha vida”, conta Darcy. “Há coisas lindíssimas escritas aqui. Para eles, é um grande incentivo. E, como acredito muito no renovar do ser humano, fico muito contente.”

O diretor do CR, Carlos Eduardo Serraglio, conhecido como Tuca, também acredita no poder transformador do projeto. “Foi um momento muito especial para eles, porque saíram da mesmice. A oportunidade de ler livros e escrever poemas utilizando a própria criatividade fez com que eles se descobrissem, porque não acreditavam que tivessem capacidade. Mexeu com o íntimo e a mente deles, e isso é importantíssimo”, declara.

Para o vereador Roger Mendes (Progressistas), que compôs a frente de honra da cerimônia de abertura na segunda-feira (6), a exposição é uma possibilidade de conhecer um pouco melhor o universo dos reeducandos. “Acredito também que seja uma possibilidade de eles se expressarem para além do ambiente em que vivem e, dessa forma, fazerem uma reflexão, projetando o futuro.”

O presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), agradece pela iniciativa da escritora e do CR. “Mais uma vez, Darcy Dantas nos surpreende. Essa exposição é um estímulo para os reeducandos e um presente para todos nós.”

Para a jornalista Célia Pires, colaboradora do projeto, “o varal representa o tempo bom e o tempo ruim. Se está bom, vamos deixar a roupa lá; se está ruim, vamos recolher. Para eles, representa a esperança de roupas melhores e de poder desfilar pelo mundo, pela sociedade, com uma nova roupagem, com o perdão. Cada um escreveu aquilo que tocou mais o seu coração: um salmo, um pedaço da vida, um retalho, um casaco... Cada poesia representa um pouco daquilo que eles vivem”.

As 35 poesias escritas pelos reeducandos estão dispostas em vários varais no saguão da Câmara Municipal e são abertas a visitação de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. As palavras que falam de dor, saudade, família, humor, amor, fé e, principalmente, esperança ficarão expostas até o dia 15 de agosto.


Publicado em: 07 de agosto de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Audiência debate proposta de alteração do Plano Diretor para comércio na Vila Harmonia e na Fonte

24 de novembro de 2025

A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocad...



Caixa d’água do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho necessita de substituição

24 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a substituição da caixa d’água instalada no setor do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho...



Complexo Aquático da Fonte Luminosa está funcionando normalmente, afirma Prefeitura

24 de novembro de 2025

No final de outubro, o vereador João Clemente (Progressistas) solicitou à Prefeitura informações sobre as condições das piscinas do Complexo da Ferroviária, utilizadas para aulas gratuitas de hidro...



Centro de Educação e Recreação no Iguatemi precisa de reforma e ampliação

24 de novembro de 2025

A realização de estudo técnico para reforma e ampliação no Centro de Educação e Recreação (CER) “Profª Maria José Pahim da Porciúncula”, localizado no Jardim Iguatemi, foi sugerida à Prefeitura pel...



Entre janeiro e agosto, foram recolhidos mais de 1,6 mil animais em Araraquara

24 de novembro de 2025

No período de janeiro a agosto deste ano, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal recolheu 1.615 animais, sendo 257 em janeiro, 220 em fevereiro, 220 em março, 179 em abril, 272 em maio, 158 em junho,...



Farmácia Central e NGA-3 precisam de fraldas

24 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) relata a necessidade de fraldas na Farmácia Central “Dra. Clara Pechmann Mendonça” e no NGA-3, no Centro.   “Tal pedido...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!