1705
O presidente da Câmara Municipal Elias Chediek (PMDB) foi conferir o relatório da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB Araraquara em evento realizado na Prefeitura na tarde de sexta-feira (9).
Segundo a coordenadora do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” Alessandra de Cássia Laurindo, “essa atividade é simbólica para enaltecer as políticas públicas do município nesses últimos anos já que, com a Comissão, as pessoas voltaram a participar do Movimento Negro da cidade. Quero agradecer a oportunidade de ter desenvolvido esse trabalho nesses oito anos. Foi um marco para a cidade”.
Representando o presidente da Subseção da OAB de Araraquara João Milani Veiga, o vice-presidente Tiago Romano elogiou o trabalho desenvolvido. “Vamos prorrogar esse trabalho. Em nome da OAB, quero agradecer tudo o que foi desenvolvido”, afirmou.
“Quero agradecer o reconhecimento desse trabalho árduo, a atuação da Alessandra e o presidente Elias Chediek, que esteve sempre participando desses momentos. Essa Comissão não se limitou a apenas um olhar. O Movimento Negro se dá muito em relação à política, à democracia, mas temos que seguir avançando. Essa política não termina, ela fica, é constitucional a política de igualdade racial. Temos que olhar o passado para melhorar o futuro. O Brasil viveu mais tempo com a escravidão do que sem. Fico muito orgulhoso por fazer parte deste momento”, disse o presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB Araraquara Darci Honório.
O prefeito Marcelo Barbieri agradeceu a atuação de todos e de Chediek. “Ele teve grandeza durante esses dois anos de presidência da Câmara e ajudou nesse projeto desde o começo. Foi muito boa essa iniciativa da OAB em Araraquara. Resgatar o que foi a escravidão é mexer numa ferida. Nesse sentido, criar cotas é reconhecer que há uma fragilidade. Enquanto a igualdade não ocorre, é necessário reparar o passado para melhorar o futuro. Queremos parabenizar a Alessandra e toda equipe por esse relatório do trabalho que foi desenvolvido. Eles foram fundamentais nesse processo”, destacou.
“Parabenizo o prefeito pelas políticas públicas para os afrodescendentes. É triste ter que brigar para ser valorizado como ser humano. A Câmara sempre procurou colaborar e temos que agradecer a todos que ajudaram. Independentemente de qualquer coisa, continuamos na luta”, pontuou o presidente do Legislativo.
A OAB Araraquara publicará um livro com o relatório da Comissão da Verdade da Escravidão Negra.
Participaram também da reunião o vereador Aluisio Braz, o Boi (PMDB), o vereador eleito Gerson da Farmácia (PMDB), o secretário municipal de Administração e de Negócios Jurídicos, Delorges Mano, o secretário municipal de Direitos Humanos e da Participação Popular, Fernando César Câmara, o Galo, a presidente do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo de Araraquara (Comcedir), Nayara Costa, a psicopedagoga e membro da Comissão da Verdade da Escravidão Negra e do Comcedir, Maria Fernanda Luiz, o presidente da Associação para Preservação, Resistência e Resgate da Cultura Negra (Aprecaba), Daniel Amadeu Martins Filho, o Costa, a presidente da Comissão de Cultura e Eventos da OAB, Sara Correa Fattori, e o presidente da Associação Cultural Afrodescendente dos Amigos de Araraquara e Região (Acaaar), Reinaldo Bento, o Maisena.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Reformada em 2024, a Unidade de Saúde da Família (USF) “Adolfo Leo” precisa de reparos no telhado, conforme apontado pelo vereador Aluisio Boi (MDB) em Indicação enviada ao Executivo recentemente....
Em documento enviado à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede que sejam realizadas melhorias na quadra poliesportiva da Praça do Faveral, localizada na Vila José Bonifácio. A In...
A Secretaria Municipal da Educação de Araraquara informa que o cadastro e a renovação dos beneficiários do transporte escolar passaram a ser realizados de forma totalmente online por este site, sem...
O vereador Michel Kary (PL) encaminhou à Prefeitura a Indicação nº 604/2026, na sexta-feira (23), solicitando a reparação das estradas de terra que ligam o Assentamento Monte Alegre a outras regiõe...
A Câmara Municipal realiza, na terça-feira (27), a 47ª Sessão Ordinária. Na Ordem do Dia, constam oito projetos, mas novos itens ainda poderão ser incluídos. Após aprovação em primeiro turno, r...
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas para atendimento ao público de quarta-feira (28) a sexta-feira (30). Além do fechamento das agências, os canais remotos de...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.