Notícias



Vereador acompanha relatório da Comissão da Verdade

Para Elias Chediek, 'é triste ter que brigar para ser valorizado como ser humano'

1478


O presidente da Câmara Municipal Elias Chediek (PMDB) foi conferir o relatório da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB Araraquara em evento realizado na Prefeitura na tarde de sexta-feira (9).

 

Segundo a coordenadora do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” Alessandra de Cássia Laurindo, “essa atividade é simbólica para enaltecer as políticas públicas do município nesses últimos anos já que, com a Comissão, as pessoas voltaram a participar do Movimento Negro da cidade. Quero agradecer a oportunidade de ter desenvolvido esse trabalho nesses oito anos. Foi um marco para a cidade”.

 

Representando o presidente da Subseção da OAB de Araraquara João Milani Veiga, o vice-presidente Tiago Romano elogiou o trabalho desenvolvido. “Vamos prorrogar esse trabalho. Em nome da OAB, quero agradecer tudo o que foi desenvolvido”, afirmou.

 

“Quero agradecer o reconhecimento desse trabalho árduo, a atuação da Alessandra e o presidente Elias Chediek, que esteve sempre participando desses momentos. Essa Comissão não se limitou a apenas um olhar. O Movimento Negro se dá muito em relação à política, à democracia, mas temos que seguir avançando. Essa política não termina, ela fica, é constitucional a política de igualdade racial. Temos que olhar o passado para melhorar o futuro. O Brasil viveu mais tempo com a escravidão do que sem. Fico muito orgulhoso por fazer parte deste momento”, disse o presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB Araraquara Darci Honório.

 

O prefeito Marcelo Barbieri agradeceu a atuação de todos e de Chediek. “Ele teve grandeza durante esses dois anos de presidência da Câmara e ajudou nesse projeto desde o começo. Foi muito boa essa iniciativa da OAB em Araraquara. Resgatar o que foi a escravidão é mexer numa ferida. Nesse sentido, criar cotas é reconhecer que há uma fragilidade. Enquanto a igualdade não ocorre, é necessário reparar o passado para melhorar o futuro. Queremos parabenizar a Alessandra e toda equipe por esse relatório do trabalho que foi desenvolvido. Eles foram fundamentais nesse processo”, destacou.

 

“Parabenizo o prefeito pelas políticas públicas para os afrodescendentes. É triste ter que brigar para ser valorizado como ser humano. A Câmara sempre procurou colaborar e temos que agradecer a todos que ajudaram. Independentemente de qualquer coisa, continuamos na luta”, pontuou o presidente do Legislativo.

 

A OAB Araraquara publicará um livro com o relatório da Comissão da Verdade da Escravidão Negra.

 

Participaram também da reunião o vereador Aluisio Braz, o Boi (PMDB), o vereador eleito Gerson da Farmácia (PMDB), o secretário municipal de Administração e de Negócios Jurídicos, Delorges Mano, o secretário municipal de Direitos Humanos e da Participação Popular, Fernando César Câmara, o Galo, a presidente do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo de Araraquara (Comcedir), Nayara Costa, a psicopedagoga e membro da Comissão da Verdade da Escravidão Negra e do Comcedir, Maria Fernanda Luiz, o presidente da Associação para Preservação, Resistência e Resgate da Cultura Negra (Aprecaba), Daniel Amadeu Martins Filho, o Costa, a presidente da Comissão de Cultura e Eventos da OAB, Sara Correa Fattori, e o presidente da Associação Cultural Afrodescendente dos Amigos de Araraquara e Região (Acaaar), Reinaldo Bento, o Maisena.


Publicado em: 12 de dezembro de 2016

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova projetos nas áreas de educação, infraestrutura e gestão pública

25 de novembro de 2025

  A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara, realizada nesta terça-feira (25), teve aprovação de 12 projetos, um veto mantido e adiamento da discussão de quatro propostas...



Novo endereço (25/11)

25 de novembro de 2025

A Prefeitura Municipal de Araraquara divulgou no site da instituição o novo endereço de atendimento da Secretaria Municipal de Esportes de Araraquara, que passa a ser no primeiro andar do prédio an...



Destaque do judô (25/11)

25 de novembro de 2025

A equipe de judô da Fundesport Araraquara teve desempenho de destaque no XII Open Regional Mogiana de Judô, realizado na sexta-feira (22), pela Federação Paulista de Judô e pela 12ª Delegacia Mogia...



Natal sem Fome (25/11)

25 de novembro de 2025

Em sua 3ª edição, o Natal Sem Fome será realizado no sábado (6), sob o lema “Doe alimentos e alimente esperanças”. A iniciativa, regulamentada pela Lei Municipal nº 10.724/23, busca arrecadar produ...



Copa Bocha (25/11)

25 de novembro de 2025

A equipe de bocha da Fundesport Araraquara conquistou o título estadual da Copa União de Bocha 2025 (Série Prata), após uma campanha marcada por regularidade e alto rendimento. O campeonato, que re...



Poda de árvores (10/11)

25 de novembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!