444
Em concorrida solenidade realizada no Plenário do Palacete “Carlos Alberto Manço” na noite da quinta-feira (20), a Câmara Municipal celebrou o Dia do Maçom, conforme estabelece a Lei nº 5.874, de 15 de agosto de 2002, concedendo o Diploma de Reconhecimento Público à Loja Maçônica Caridade Universal 3, pelos seus 100 anos de existência, e o Título de Cidadão Araraquarense ao presidente da Semana Maçônica, Ovídio Simões Salvador Braga. As duas indicações foram do vereador Dr. Lapena (PSDB).
Compuseram a mesa principal o presidente da Câmara, vereador Elias Chediek (PMDB), o deputado estadual Roberto Massafera (PSDB), vereador Dr. Lapena, o Venerável Mestre da Loja Maçônica Caridade Universal 3, Paulo Afonso Brandão de Angeli, o “novo cidadão araraquarense” Ovídio Braga, e o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Edélcio Tositto, representando o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB).
A Maçonaria de Araraquara também prestou homenagem a três maçons provectos: José Fernandes; Carlos Francisco Minari e Oscar Pohl Isaac.
Compareceram ainda os vereadores Donizete Simioni (PT) e Jéferson Yashuda (PSDB), membros das lojas maçônicas de Araraquara e familiares dos homenageados.
Tanto o Plenário quanto o Plenarinho ficaram completamente lotados.
O vídeo completo da sessão solene pode ser visto no site da Câmara (www.camara-arq.sp.gov.br) e durante a programação da TV Câmara.
Ovídio Salvador Simões Braga
Ovídio Salvador Simões Braga é natural de Borborema. Nasceu em abril de 1.949. Veio para Araraquara 1.960 com os pais Joaquim e Angelina. É casado com Maria José e pai de dois filhos: Angélica e André.
Começou a trabalhar aos 10 anos de idade, como engraxate, ajudante de tinturaria, auxiliar de lanchonete, entregador de lanches, recepcionista. Formou-se em administração de empresas.
Seu primeiro emprego fixo foi na Rádio A Voz da Araraquarense e Jornal Diário da Araraquarense, da família Barbieri; depois trabalhou na Nestlè, Villares, Cutrale, Baldan Implementos Agrícolas e atuou como empresário no ramo de distribuição de materiais elétricos. Hoje atua no Grupo Provac.
A vida maçônica de Ovídio Salvador Simões Braga começou em 1980 na Loja Maçônica Caridade e Justiça 81, promovido ao segundo grau em 1981, ao terceiro grau em fevereiro de 1982. Em 1990 foi elevado ao Grau 18 - Cavaleiro da Rosa Cruz.
Demonstrando todo sua capacidade ocupou os cargos de: Bibliotecário, Mestre de Banquete, 1º Diácono – Hospitaleiro – 1º Vigilante; e das Comissões: Solidariedade - Finanças – Assuntos Gerais – Instalação e Posse de Diretorias. Foi Venerável Mestre em duas gestões 1987/1988 – 1988/1989.
Em 2005 foi condecorado com o título de Maçom Emérito 25 anos de Maçonaria, que é uma grande honraria para o maçom. Por duas vezes ocupou o cargo de secretário do Conselho de Veneráveis Mestres da Maçonaria de Araraquara e Região (Comara). Na Organização da Semana Maçônica, foi secretário, presidente em 2008 e é da atual que é a 32º Semana – 2015.
Foi delegado distrital da Grandes Lojas do Estado de São Paulo (Glesp) no período de 2010 a 2013 e atualmente é o Delegado Regional da 15º Região Maçônica da Glesp. Desde 2012, é colaborador da Casa Mater, entidade assistencial que tem como objetivo atender as necessidades de mães e gestantes.
Caridade Universal
Primeira loja maçônica de Araraquara, a Caridade Universal 3ª completa 100 anos de existência. Na época de sua fundação, Bento de Abreu Sampaio Vidal era presidente da Câmara; era tempo da primeira guerra mundial e o propósito daqueles que se reuniram na rua do comércio, na casa nº 25, dia 5 de março, no chamado século das Luzes, era lutar em prol da liberdade entre os homens, de procurar a verdade das coisas e defender o progresso da humanidade.
Eram pessoas da sociedade, dignas e honradas, entre elas ferroviários, funcionários públicos, comerciantes e profissionais liberais. Além de serem exemplos para seus familiares e para a comunidade, participavam ativamente de instituições de caridade e das lutas políticas em favor da democracia.
Só para exemplificar, a Caridade Universal 3ª lutou em favor do voto secreto; outra busca era a separação entre igreja e estado, em voga ainda em nossos dias em decorrência do fanatismo religioso em todo o mundo; e lutou contra o nazifascimo na Segunda Guerra.
Da Loja Caridade Universal 3ª originaram-se outras lojas, que para conseguir cumprir com excelência as suas finalidades, dividiram-se administrativamente ligadas às três maiores organizações maçônicas: Grande Oriente do Brasil e Grandes Lojas, com jurisdição em todo o Brasil e Grandes Orientes Independentes estaduais, da qual ela faz parte: o Grande Oriente Paulista.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Uma Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLC) que trata da aplicação do IPTU progressivo no município acontecerá na Câmara Municipal, na quinta-feira (14), às 18 horas. A...
A possibilidade de suspensão do mandato do vereador Balda (Novo) por 30 dias é um dos temas que serão debatidos na Sessão Ordinária desta terça-feira (12), às 15 horas, no Plenário da Câmara de Ara...
Com menos de dois anos em funcionamento, o Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas “Genny Clemente” carece de várias manutenções e reparos, relatados na Indicação protocolada pelo ver...
Com quantidade de atendimentos superior ao recomendado pelo Ministério da Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) existentes em Araraquara não têm dados oficiais sobre a emissão mensal de a...
Em documento enviado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicitou esclarecimentos sobre o apoio prestado aos judocas da Fundesport em competiç...
Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) solicita estudo para implantação de WhatsApp institucional em todas as unidades de saúde do município. “Vivemos em uma...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.