Notícias



Câmara recebe informações sobre serviços de saúde mental do município

Vereadora Filipa Brunelli (PT) havia cobrado esclarecimentos sobre o assunto via requerimento


A fim de apurar os serviços de saúde mental oferecidos pelo Município, a vereadora Filipa Brunelli (PT) enviou, em outubro, o Requerimento nº 853/2023 à Prefeitura, solicitando informações sobre todos os programas, políticas públicas, núcleos, centros de referência, polos e campanhas atualmente em vigor em Araraquara.

Em resposta, o coordenador executivo de Assistência Especializada, Misael Emilio, explicou que a atenção à saúde mental é oferecida por meio da Rede de Atenção em Saúde (RAS) e da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

A rede de urgência e emergência, composta pelas 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), complementa os atendimentos da Raps.

De acordo com o gestor, os principais responsáveis pela promoção em saúde mental são a Atenção Primária em Saúde (APS), composta pelas unidades básicas de saúde e pelo Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF); e a Assistência Especializada, que oferece atendimento aos pacientes com necessidades específicas. Para ter acesso a estes serviços a porta de entrada é a atenção básica.

 

Unidades da Assistência Especializada

Faz parte da rede de Assistência especializada o Centro de Referência em Saúde Mental do Adulto (Crasma), que atende adultos acima de 18 anos a 60 incompletos, realizando cerca de 850 atendimentos mensais.

O Espaço Crescer também presta assistência especializada a crianças e jovens de 3 a 18 anos, com uma média de 1000 atendimentos por mês. Já o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD) possui uma média mensal de 543 pacientes, com atendimento específico a pacientes em uso de álcool e substâncias psicoativas.

O Centro de Atenção Psicossocial Tipo Il (Caps II) tem como foco o tratamento de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, além dos pacientes de autoextermínio. A unidade também recebe demanda espontânea e a média mensal de atendimentos é de 500 pacientes.

 

Campanhas para promoção da saúde mental

Em relação às campanhas realizadas pelo Município, Emilio explicou que, em maio, acontece a “Luta Antimanicomial", aproveitando este mês para conscientização da inclusão e cuidado dos pacientes, que devem ser integrados à sociedade.

Em junho, ocorre a semana de conscientização do uso abusivo de álcool e drogas. Em setembro, é organizado o "Setembro Amarelo", mês com atividades para conscientização, cuidado e prevenção ao suicídio. Por fim, em 10 de outubro, é celebrado o "Dia da Saúde Mental", com atividades sobre a importância do cuidado e atenção nessa área.

"É importante salientar que a Secretaria Municipal da Saúde mantém um compromisso contínuo com a promoção da saúde mental, por meio dessas unidades e serviços, garantindo atendimento e suporte à toda a população que necessita de cuidados nessa área”, concluiu o coordenador.


Publicado em: 19 de dezembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...



Agenda Esportiva – 26/04

26 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No sábado (27), a partir das 9 horas, o sub-15 e o sub-17 enfrentam o Porto...



Produtora cultural Maria Bernadete Passos recebe Título de Cidadã Araraquarense

26 de abril de 2024

  Atriz, educadora, diretora, roteirista, produtora cultural, idealizadora da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol). Essa é Maria Bernadete Passos, que recebeu o Título de Cidadã Araraquarense...



Jomi

26 de abril de 2024

Araraquara disputará na próxima semana, em Bebedouro, a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é destinada às pessoas...



Pint of Science (26/04)

26 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Dia da Dança

26 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos. A programação do domingo terá duas apresentações, às 16 e 19 horas,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!