Notícias



Com presença da ministra Anielle Franco, espaço cultural é inaugurado em Araraquara

Abertura do Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas 'Genny Clemente' reuniu autoridades e convidados em tarde de homenagens


Com direito a apresentação de samba de gafieira e performance dos alunos da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”, foi inaugurado, na tarde de quarta-feira (14), o Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas “Genny Clemente”. A solenidade contou com a presença de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, além de vereadores, autoridades, líderes de religiões afro-brasileiras e convidados.

O evento, que fez parte das comemorações do Novembro Negro de Araraquara, também homenageou José Carlos de Campos, o “Zé Carlão”, personalidade de destaque da comunidade negra da cidade e que agora nomeia a sala multiuso que integra o espaço.

O vereador João Clemente (PSDB), que é sobrinho de Genny e compôs a mesa de honra representando sua família, relembrou a trajetória da tia e a abnegação do trabalho religioso dedicado à comunidade. “Para que nós pudéssemos estar aqui, foi necessário que muitas pessoas pavimentassem o caminho. Hoje o que nós fazemos é prestar uma homenagem a grandes homens e mulheres que dedicaram suas vidas a cuidar de pessoas e, em muitos momentos, esses sacerdotes e sacerdotisas não acabaram cuidando de si mesmos”, enfatizou.

Para a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, o momento é representativo, pois “esse espaço foi construído a muitas mãos e agradecemos a todos pelo empenho, assim como aos membros da comissão que fizemos para acompanhar a obra e também a todas as pessoas que, antes disso, se juntaram para poder construir esse projeto”.

Filipa Brunelli (PT), que representou a Câmara na solenidade, falou sobre ser a primeira vereadora travesti e candomblecista da Casa, agradecendo sua ancestralidade religiosa e reafirmando seus ideais. “Sigo firme na luta antirracista e pela igualdade no que tange ao racismo e à intolerância e faço um pedido a vocês, nós precisamos enfrentar o fundamentalismo religioso, pois se não o pararmos a tempo, ele vai invadir com toda a força as instituições e nossas vidas vão ficar muito difíceis”, desabafou.

Anielle Franco encerrou as falas dos integrantes da mesa com diversos agradecimentos e revisitando memórias desde sua infância na favela da Maré, passando pelo assassinato de sua irmã Marielle, até chegar ao momento que vive agora.

“Desde o começo do ano à frente do Ministério, a gente criou um programa chamado ‘Abre Caminhos’ para combater e falar sobre intolerância e racismo e religioso. Temos rodado o país e agora vamos entregar nas mãos do presidente Lula, em 20 de novembro, esse plano para pensar não só esse combate, mas também impulsionar empreendedoras afro, levando a dignidade que essas pessoas, infelizmente, não têm”, concluiu a ministra.

Também participaram da cerimônia o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT); o vice-presidente, Aluisio Boi (MDB); a vereadora Fabi Virgílio (PT); os vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (Patriota) e Guilherme Bianco (PCdoB); o prefeito Edinho Silva (PT); a deputada estadual Thainara Faria (PT); o filho do homenageado “Zé Carlão”, Luiz Carlos de Campos; o representante das religiões de matrizes africanas Kiko Salvador, além de diversos secretários municipais.

 

Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas "Genny Clemente"

O Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas é um espaço cultural, foi uma obra aprovada na plenária da População Negra do Orçamento Participativo (OP) e está localizado na Rua Tanios Zbeidi, nº 506, no Centro Empresarial e Industrial Omar Maksoud.

A estrutura conta com um quiosque, cozinha, sanitários masculino e feminino para pessoas com deficiência, salas com vestiários masculino e feminino, salão multiuso para atividades e varanda com espaço para convivência e será um ponto de encontro para religiões de matrizes africanas e um espaço focado na cultura afro e suas manifestações, com área para reuniões, exposições e atividades artísticas.


Publicado em: 16 de novembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...



Agenda Esportiva – 26/04

26 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No sábado (27), a partir das 9 horas, o sub-15 e o sub-17 enfrentam o Porto...



Produtora cultural Maria Bernadete Passos recebe Título de Cidadã Araraquarense

26 de abril de 2024

  Atriz, educadora, diretora, roteirista, produtora cultural, idealizadora da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol). Essa é Maria Bernadete Passos, que recebeu o Título de Cidadã Araraquarense...



Jomi

26 de abril de 2024

Araraquara disputará na próxima semana, em Bebedouro, a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é destinada às pessoas...



Pint of Science (26/04)

26 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Dia da Dança

26 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos. A programação do domingo terá duas apresentações, às 16 e 19 horas,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!